quarta-feira, 24 de março de 2010

“A juventude é uma banda numa propaganda de refrigerante”

Fazia muito tempo que eu não pegava um ônibus para ir a bairros daqui de Petrolina. Como minha faculdade é em Juazeiro e minha casa fica perto de tudo, tinha deixado de utilizar esse transporte.
Sábado passado (20.03.10) precisei ir à casa de minha tia, que fica em um bairro distante do meu. Tudo bem que meu avô foi me deixar lá, mas na volta peguei o “busão”. Simplesmente quando subo no ônibus, vi aquele aviso lindo “Tarifa: 2,10”, e pensei “já aumentou? Praticamente o mesmo preço da tarifa do ônibus de Juazeiro”. Fiquei curiosa, então perguntei ao cobrador quem determinava o preço da tarifa, ele me disse que era o sindicato dos transportes coletivos, onde os donos de cada empresa se reuniam e decidiam o preço da tarifa. Agradeci, sentei e fiquei viajando nos meus pensamentos (como sempre).
Como da casa de minha tia para a minha casa é praticamente uma hora de viagem dentro do ônibus, tive tempo suficiente para questionar “onde estão os estudantes dessa cidade?” e lembrar que, quando eu estava no colegial e a tarifa aumentava , os estudantes se reuniam e protestavam em busca de seus direitos. Ta, mas cadê o povo? Sério, acho um absurdo à tarifa está de 2,10 e todo mundo ficar calado. Maior absurdo, ainda, é você andar praticamente 2 km para chegar à universidade, porque o ônibus não para lá. Tudo bem que isso só acontece na UNEB (mas é uma outra história que contarei depois).
Segundo meu avô, “os estudantes de hoje são acomodados, se conformam com pouco”. Concordo que foi pesado o que ele falou, só que é a verdade, tem muito tempo que não vejo estudantes reivindicando, por causa da tarifa, nessa cidade. E o pior é que todo mundo nota. Certo professor (não posso citar nomes), disse que “o único movimento feito pelos estudantes, de Petrolina, é o sobe e desce do ônibus” (risos). Não querendo concordar, mas estamos calados.
Cadê a galera? Todo mundo ficou rico e está andando de carro? Acredito que não! Gente, vamos deixar de sermos egoístas e correr atrás do bem estar de todos, vamos juntar aquela “muvuca” e fazer um protesto. Temos o poder em nossas mãos e não fazemos nada.

2 comentários:

  1. O trasporte é público em regime de concessão a ou as empresas privadas!
    Então, quem deve regular tarifa é a prefeitura!

    Desta maneira...

    Quem leu isso lembre-se: VOTO TEM CONSEQUÊNCIAS!!!

    ResponderExcluir
  2. ohhh num país onde palhaco vira ministro, td pode acontecer. e a juventude é o primeiro a cair na gandaia da brincadeira... heuheuhe curtição , curtição... na minha epoca fazer abaixos assinados, reinvindicacões realmente era um padrão que só jovens faziam pelo fato de nao terem o que fazer... tempos bons! jeueheuhe umonte de guri indo pra porta da prefeitura ficar xingando o prefeito heuheuehueh tempos bons! e agora a era do pagodão... pra se ouvir musica de qualidade criativa temos que voltar um pouco no tempo hehehe clips musicais cheios de sensualidade pornografica pra travar a atenção dos manés heuheuheueh ooohhh nova era, quero muito que muita coisa mude pra melhor... ainda são os jovens que podem iniciar esta mudanca... continua sendo os jovens que tem tempo livro pra o mesmo. Estamos perto das eras de grandes mudanças sistematicas no governo, religião e mto mais devido aos proprios interesses enquanto isso continuaremos pagando caro pra conversar pelo telefone! heuheuheuhe ou pra ter um IPAD, iphonezinho de 3 mil reais! que custa trezentinho dollar em todas as americas kkkk - no brasil.

    ResponderExcluir